Categories:

Inovação e Segurança: saiba tudo sobre automação residencial

Nós sabemos o quanto a tecnologia chegou para facilitar e inovar o nosso dia a dia, a automação residencial não é diferente. Dentre tudo o que ela pode oferecer está: sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas e temporizadores.

Se você se encanta pela tecnologia e preza pela segurança de seu imóvel, neste artigo você vai conhecer as vantagens e como ela pode fazer uma diferença em toda a sua rotina. 

Acompanhe!

O que é automação residencial?

De forma resumida, ter uma automação em sua residência é contar com a tecnologia para realizar muitas tarefas de casa. 

O conceito de automação surgiu na década de 1970, nos EUA, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para aplicações industriais. Até então o avanço da automação nos deu a chance de desligar da onde estiver, aquela luz que esqueceu de desligar. 

Parece bom, não?

Vantagens da automação residencial

Além da comodidade e conforto, a automação residencial oferece segurança e sustentabilidade. 

Confira as principais vantagens de aderir a essa tecnologia. 

  1. Segurança

Este é o ponto principal da sua utilização. 

Mesmo fora de casa você possui a acessibilidade de ver o que está acontecendo dentro e fora de sua casa. 

Sendo possível também oferecer segurança às pessoas com alguma necessidade especial.

  1. Praticidade e comodidade

Esqueceu a luz ou o ar condicionado ligado e já está bem distante de casa? A automação residencial pode resolver isso para você! 

Com apenas alguns cliques economize a conta de sua energia e ganhe tempo com o seu bem estar.

  1. Economia de consumo de energia

Alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são aptos para gerir o consumo de energia de uma residência.

Através desta funcionalidade, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.

Além disso, ela também pode deixar a casa sustentável, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água.

O que pode ser feito em uma casa automatizada?

Os benefícios de investir nesta tecnologia são inúmeros, agora você já deve estar se perguntando o que fazer para criar uma casa inteligente. Conheça quais são os tipos de automação residencial e o que é possível fazer:

  • Automação da iluminação da casa: Programe a luz para cada momento a ser vivido, exemplo: “assistir filme”.
  • Controle da iluminação à distância: com um smartphone ou um tablet, você pode apagar as luzes caso tenha esquecido alguma ligada, ou acendê-las para quando estiver chegando.
  • Sistema de som: Distribua músicas e vídeos para todos os cômodos da casa, além de controlar o volume em cada um dos ambientes.
  • Sistema de irrigação de jardim: com os sensores de umidade do solo e temporizadores é possível criar a automação residencial no jardim, mantendo as plantas sempre nas condições ideais.
  • Sistema de segurança: além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por apps, também é possível configurar na automação residencial sensores de fumaça, sprinklers e sistemas de comunicação direta com a polícia e empresas de segurança privada.
  • Biometria: com a automação residencial é possível controlar a luz e diversas outras funções da casa, além de, é claro, proteger a casa contra a entrada de pessoas não autorizadas.
  • Controle automatizado de cortinas e janelas: com sensores de luz e integração ao sistema de iluminação, é possível aproveitar ao máximo a luz natural e evitar que as luzes sejam acesas em momentos não propícios.
  • Controle de temperatura: com a automação residencial é possível acionar o ar-condicionado antes de chegar em casa, resfriando o ar aos poucos para alcançar a temperatura ideal.

Vale lembrar que para as automações mais complexas é necessário um aparelho ou aplicativo que funcione como central de automação, onde é possível controlar todos os sistemas da casa.

Atualmente com inúmeros aplicativos e aparelhos para oferecer este serviço para sua casa, se tornou ainda mais real criar uma automação em sua residência. 

Gostou desse conteúdo? Aqui tem muito mais dicas e curiosidades para você viver sempre bem. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *